Petauro-do-açúcar
nome - Petauro-do-açúcar
Pequeno marsupial com coloração dorsal cinzenta e uma risca negra que atravessa o corpo, desde o nariz até às extremidades dos posteriores. Distingue-se pela prega de pele (patágio) que liga os membros anteriores aos posteriores, utilizada para pairar no ar em curtas distâncias. A fêmea exibe bolsa marsupial.
Espécie arbórea que vive em grupos de 6-11 animais. O território do grupo é defendido por todos os seus membros. Os machos adultos, e sobretudo o dominante, marcam o território com saliva e secreções glandulares da região ventral. O grupo possui um ninho coletivo, construído com ramos de eucalipto.
Há pouca informação sobre o comportamento reprodutor desta espécie. Sabe-se que o acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano, e que as crias se tornam independentes perto dos 7-10 meses de idade. Sendo marsupial, cada cria conclui o seu desenvolvimento dentro da bolsa da mãe, onde permanece enquanto se alimenta do leite materno durante perto de 70 dias.
Vários tipos de floresta.
Esta espécie está ameaçada pela perda do habitat sobretudo para utilização agrícola. Está sujeita também a incêndios florestais na sua área de distribuição.