Pato-de-meller
nome - Pato-de-meller
Identificação

É um pato grande cuja característica mais exuberante é o padrão de penas verde-escuras marginadas de branco nas asas. O bico é azul-acinzentado e as patas laranjas-acastanhadas. O macho distingue-se pelas duas penas centrais da cauda que são negras na extremidade.
Hábitos

Vive em pares ou pequenos grupos até 12 elementos, mas pode formar bandos grandes enquanto se alimenta. É uma espécie sedentária. A sua alimentação é muito variada e inclui vegetação aquática, sementes, insetos e invertebrados, sobretudo moluscos.
Reprodução

Durante a época de nidificação, de setembro a abril, forma pares monogâmicos e muito territoriais. O ninho é composto por vegetação acumulada em tufos junto à água. A fêmea deposita apenas um ovo por dia, até que a postura esteja completa. As crias conseguem voar perto das 11 semanas de vida.
Distribuição e Habitat

Lagos, cursos de água doce, rios, mangais e zonas florestadas até 2000 metros de altitude.
Conservação

É endémica da ilha de Madagáscar onde está extremamente ameaçada pela caça para subsistência e por desporto, pela desflorestação e destruição do habitat devido à degradação da qualidade da água e poluição do meio. A perturbação humana impede-a de se reproduzir.